Sobre o artista

O santista Eber de Gois é arquiteto, desenhista, pintor, gravador e poeta. Cursou a Escola Panamericana de Artes em 1966, São Paulo/SP. Formou-se em arquitetura pela FAUS em 1977, Santos/SP. Aperfeiçoou seus conhecimentos de gravura em metal com o gravador Márcio Périgo - Paço das Artes em 1990, São Paulo/SP. Adquiriu conhecimentos da técnica de pintura japonesa sumi-ê no atelier da artista Rita Bohn em 1995, São Paulo/SP.


“Dentro do processo criativo de minhas obras, tenho como proposta elaborar trabalhos abstratos, mas de modo estruturado”, revela o artista plástico. Em sua arte, nada é gratuito ou aleatório e o objetivo é envolver o espectador com cores, luzes e tonalidades quase sensuais. “O ser humano sabe que a natureza é organizada e se habitua com esse equilíbrio, essa organização. E quando ele vê uma tela, quer também ali um equilíbrio”, completa.


Influências

Eber de Gois conta que suas imagens são construídas depois de muito trabalho, com a consistência das tintas, na disposição das formas, feitas em superfícies moduladas – influência direta de sua formação em arquitetura. Da experiência em agências de publicidade, o artista trouxe a leveza do conjunto e a habilidade em lidar com as transparências cromáticas, que ressaltam as evoluções realizadas com pincel no fundo da tela em grafismos ideográficos.